Capa

Guilherme Clezar convoca torcida para estreia no ATP Challenger Tour Finals

12.11.2013  |    40 visualizações

Gaúcho, que atravessa o melhor ano da carreira, estreia nesta quarta-feira contra Oleksandr Nedovyesov. Jogos têm início às 13h, com entrada gratuita, na Sociedade Harmonia de Tênis

São Paulo, 12 de novembro de 2013 - Os oito tenistas que disputam o ATP Challenger Tour Finals em São Paulo conheceram seus adversários nesta terça-feira. Único brasileiro no torneio, Guilherme Clezar foi sorteado no Grupo Verde e está ao lado do russo Teymuraz Gabashvili, do ucraniano Oleksandr Nedovyesov e do romeno Adrian Ungur. O Grupo Amarelo é encabeçado pelo italiano Filippo Volandri e tem ainda o holandês Jesse Huta Galung, o colombiano Alejandro Gonzalez e o eslovaco Andrej Martin.

Aos 20 anos, Clezar alcançou nesta semana o melhor ranking da carreira, em 159º. "O planejamento no começo do ano era terminar perto de 150º, então está mais ou menos como o esperado. Estou em uma fase muito boa da minha carreira e o ranking é um reflexo do bom ano que eu tive", afirmou.

Os melhores resultados do brasileiro na temporada vieram em casa, com o título do Challenger de Campinas e os vices em Santos, São Paulo e Porto Alegre. Nas últimas três semanas ele disputou torneios na América do Sul e volta ao Brasil para encerrar o ano após a semifinal em Bogotá.

"É gostoso jogar em casa e sempre é importante para o jogador, vindo de muitos torneios fora do Brasil, ter o apoio da torcida". Sua estreia será diante de Nedovyesov, atual 96º da ATP, no jogo que encerra a programação da quarta-feira, às 19h.

Tenista mais experiente entre os que brigam pelo título em São Paulo, Volandri, de 32 anos, brinca sobre a idade, mas garante que mesmo no final da temporada chega em boas condições físicas. "Eu estou ficando velho, mas ainda estou em forma (risos). Esse torneio é difícil para todos. Estamos no final do ano, podemos estar um pouco cansados, mas é muito importante pelos pontos e pela premiação que está em jogo", disse.

Cabeça de chave do grupo verde, o russo Teymuraz Gabashvili, número 84 do ranking, é o tenista mais bem ranqueado entre os competidores do ATP Challenger Tour Finals. Para sua estreia, prevista para as 16h desta quarta-feira, Gabashvili duelará com o romeno Adrian Ungur, finalista da última edição do torneio que reúne os melhores do circuito Challenger.

"Eu espero ser visto em São Paulo como o jogador a ser batido, embora eu não me considere como principal favorito do torneio por conta do meu atual ranking. Todos os oito tenistas são campeões do circuito e sabem o caminho para vencer um torneio deste nível, que é sem dúvida o melhor entre os Challengers", avalia Gabashvili.

Já Adrian Ungur chega a São Paulo em situação oposta aos seus adversários. O romeno, por ser vice-campeão em 2012 do ATP Challenger Tour Finals, defende esta semana 60 pontos, um desafio que o pressiona a conquistar mais uma grande campanha em São Paulo não somente pelos pontos, mas pela chance de manter-se com esperanças de voltar ao top 100.

"Defender pontos é algo que sempre pressiona o tenista, mas tentarei permanecer centrado nos aspectos que envolvem o meu desempenho em quadra, em vez de me importar tanto com os pontos que preciso defender", avaliou Ungur, atual número 106 do ranking e que foi campeão nesta temporada em Arad (Romênia) e Tunis (Tunísia), ambos sobre o piso de saibro.

ATP Challenger Tour Finals
Data: 13 a 17 de novembro
Local: Sociedade Harmonia de Tênis - Rua Argentina, 903
Horário dos Jogos: a partir das 14h
Entrada gratuita
Critério de seleção dos jogadores: Os 7 jogadores com maior número de pontos no Circuito Challenger com o número máximo de 10 torneios. O oitavo jogador é Guilherme Clezar (convidado do país local da organização). Também terão dois jogadores reservas (Rogério Dutra Silva e João Souza).

Programação desta quarta-feira, dia 13

13h
Jesse Huta Gakung (NED) vs. Andrej Martin (SVK)
A seguir
Filippo Volandri (ITA) vs. Alejandro Gonzalez (COL)
Teymuraz Gabashvili (RUS) vs. Adrian Ungur (ROU)
Não antes das 19h
Oleksandr Nedovyesov (UKR) vs. Guilherme Clezar (BRA)

O ATP Challenger Tour Finals, final mundial do Circuito Challenger de Tênis, é uma realização da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e da Federação Paulista de Tênis. Cidade Sede: Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Patrocínio: SP Market, Correios e Governo Federal. Material Esportivo Oficial - Wilson. Assistência Médica Oficial: Omint. Transportadora Oficial: Azul Linhas Aéreas. Hotel Oficial: Marriott Executive Apartments São Paulo. Apoio: Perrier, Jacob’s Creek, Acticol - Nestlé, Artefacto, by Kamy, Sociedade Harmonia de Tênis e Confederação Brasileira de Tênis. Parceiros de Mídia - Band, Bandsports, Sportv e IstoÉ. Promotora - Koch Tavares.

Para informações adicionais, acesse www.tenispaulista.com.br/challengerfinals ou siga-nos em nossas mídias sociais Facebook (ATP Challenger Tour Finals) e Twitter (@atpchfinals). Mais fotos disponíveis em www.inovafoto.com


Leia também...
30.11.2015

Campeão Iñigo Cervantes sobe 26 posições e encerra a temporada na melhor colocação da carreira

29.11.2015

Espanhol derrota compatriota Daniel Muñoz de la Nava em final emocionante no Clube Pinheiros

28.11.2015

Decisão do torneio será neste domingo, às 17h, com transmissão ao vivo pelo SporTV e Bandsports. Cervantes supera Clezar na semifinal, neste sábado.

27.11.2015

Gaúcho vence confronto direto com moldavo e disputa vaga na final com espanhol, às 18h, com transmissão ao vivo pelo Bandsports e Sportv. Pella sofre lesão e deixa torneio. De la Nava já está na final.