Capa

Federer, o Pelé do tênis, dá adeus ao Brasil com mais um show

09.12.2012  |    41 visualizações

No jogo de encerramento do Gillette Federer Tour, suíço derrota Tommy Haas e sai da quadra do Ibirapuera aplaudido de pé, depois de jogar parte do segundo set com a camisa 10 da Seleção Brasileira, neste domingo, dia 9.

São Paulo, 9 de dezembro de 2012 - Um show de técnica e de carisma fez a alegria de quem teve a oportunidade de ver a partida de encerramento do Gillette Federer Tour, no Ginásio do Ibirapuera, neste domingo, dia 9. O público retribuiu a exibição e aplaudiu de pé a vitória de Roger Federer sobre o alemão Tommy Haas por duplo 6/4, com ambos vestindo a camisa da seleção brasileira de futebol. Após quatro dias, com oito tenistas entre os top 10 e oito partidas de alto nível, o evento teve um encerramento digno de sua importância.

Foi mesmo uma semana para entrar na história do tênis brasileiro. O Gillette Federer Tour foi realizado entre os dias 6 e 9 de dezembro no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, contando com os tenistas Roger Federer, Jo-Wilfried Tsonga, Tommy Haas, Tommy Robredo, Thomaz Bellucci, Bob Bryan, Mike Bryan, Bruno Soares, Marcelo Melo, Maria Sharapova, Serena Williams, Victoria Azarenka e Caroline Wozniacki. Além de suas partidas, os tenistas participaram de várias clínicas e ações durante todos os quatro dias, conquistando o coração do público brasileiro.

O último grande aconteceu na tarde deste domingo. Em pouco mais de 1h20 de partida, Roger Federer e Tommy Haas realizaram um espetáculo digno de fnal de campeonato, com direito aos melhores golpes dos dois tenistas, incluindo passadas e voleios sensacionais.

Durante o segundo set Haas tirou suspiro de algumas torcedoras ao tirar a camisa no meio do game e surpreendeu ao público quando vestiu uma camisa azul da Seleção Brasileira de futebol. Não adiantou, Federer quebrou o serviço do alemão e ficou mais perto da vitória.

Então foi a vez de Roger Federer abandonar a quadra correndo e deixar o público ansioso pelo que viria. Em sua volta à quadra, o suíço estava todo uniformizado com a camisa 10 amarela da seleção brasileira, o short e as meias oficiais, além de um bolão. Federer e Haas disputaram alguns pontos de fute-tênis e, ainda vestidos de "brasileiros", finalizaram a partida com Federer acertando um lindo voleio para delírio de seus fãs.

"Foi muito especial meu último jogo aqui em São Paulo. Estou triste que não vou mais jogar aqui. Vesti a camisa por respeito, para agradecer por tudo", disse o suíço em sua última entrevista coletiva no Ibirapuera.

Após o jogo, ao fazer um balanço desses dias passados no Brasil, Federer era só elogios: "As emoções foram maiores do que eu imaginava. Claro que vim aqui para jogar tênis, mas também esperava jogar futebol com as crianças, conhecer as pessoas e a cidade. É o fim de uma jornada nesse país. Quero muito voltar", disse.
Tommy Haas revelou que a ideia das camisas da seleção foi combinada entre os dois antes do jogo para homenagear o público.

"Esse país é cheio de amor. Todo mundo respeita a camisa brasileira. Roger eu falamos sobre vesti-la, porque amamos muito esse país. Gosto muito do Guga, do Ayrton Senna, da Gisele Bundchen, das mulheres bonitas... Jogar em frente esse público, especialmente contra Roger, é muito especial", admitiu o alemão.

Bellucci x Robredo

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci terminou sua participação no Gillette Federer Tour com saldo positivo de duas vitórias e uma derrota. Neste domingo, no jogo que abriu a última rodada do torneio exibição, ele derrotou o espanhol Tommy Robredo por dois sets a zero, com parciais de 7/6 (5) e 6/3. Bellucci havia vencido Roger Federer na estreia e, depois, perdido para Jo-Wilfried Tsonga.

O primeiro set foi bem equilibrado. Robredo conquistou a primeira quebra de saque do jogo e chegou a sacar para fechar o set em 5/4, mas Bellucci empatou e forçou o tiebreak. O brasileiro abriu 6-1 e chegou a perder quatro set-points antes de ganhar a parcial de desempate e comemorar bastante.

No segundo set, os dois jogadores tiveram chances de quebra e o primeiro a aproveitá-las foi Bellucci, no sétimo game. O número 33 do mundo quebrou outra vez e bateu o espanhol, que foi seu algoz na final da Costa do Sauípe há três anos. O último confronto oficial entre os dois, no ano passado, foi vencido pelo brasileiro.

A exibição também teve momentos divertidos, contando sempre com o mascote "Carteirito", que tirou Robredo e Bellucci do banco para dançar. Mais solto, o número 1 do Brasil também interagiu bastante com o público e chegou a abrir mão de duas bolas do jogo para presentear os espectadores. "Eu até me esforcei para dançar, mas admito que sou muito duro", disse Bellucci na entrevista coletiva após o jogo.
Tommy Robredo também curtiu a experiência de jogar em São Paulo e revelou intenção de disputar o Brasil Open em 2013: "Estou muito contente de estar aqui, fui tratado muito bem e no meu calendário do ano que vem vou tentar jogar o Brasil Open. Se tudo correr bem, daqui dois meses estarei aqui de novo jogando um torneio no saibro"

Bellucci enfatizou que torneios como o Gillette Federer Tour são importantes para o Brasil, para inspirar a garotada a praticar o tênis "Esse evento foi muito importante, não sei quantas pessoas passaram por aqui nesses quatro dias, mas foi bastante gente e isso vai trazer coisas positivas para o futuro", avaliou o tenista número 1 do Brasil.

Serviço

Gillette Federer Tour

Data: 6 a 9 de Dezembro

Local: Ginásio do Ibirapuera, São Paulo

Piso: Indoor Hard (quadra rápida coberta)

Resultados

6 de dezembro:

Bob/Mike Bryan d. Bruno Soares/Marcelo Melo, 6/2, 3/6 e 6/3

Thomaz Bellucci d. Roger Federer, 7/5, 3/6 e 6/4


7 de dezembro

Maria Sharapova d. Caroline Wozniacki, 6/2, 7/6(4)

Jo-Wilfried Tsonga d. Thomaz Bellucci, 6/2, 6/2

8 de Dezembro

Victoria Azarenka d. Serena Williams, 6/3, 7/5

Roger Federer d. Jo-Wilfried Tsonga, 7/6(3), 6/3

9 de Dezembro

Thomaz Bellucci d. Tommy Robredo, 7/6(5), 6/3

Roger Federer d. Tommy Haas 6/4, 6/3

O Gillette Federer Tour tem o patrocínio de Gillette, com copatrocínio de Omint Saúde, Tenys Pé Baruel , Correios, Governo Federal, JHSF e American Express. Transportadora Oficial - Azul. Carro Oficial - BMW do Brasil. Relógio Oficial - Rolex. Bola Oficial - Wilson. Hotel Oficial - Renaissance São Paulo Hotel. Marca Esportiva Oficial - adidas. Cidade-sede - Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, Governo de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude . Parceiros de Mídia - Band, Bandsports, Sportv, Isto É, Estadão e Rádio Eldorado. Apoios - Vinho Santa Carolina, Artefacto Beach & Country, by Kamy e Gatorade. Realização - Koch Tavares.

Mais informações podem ser obtidas no site www.federertour.com.br ou em nossas mídias sociais: www.facebook.com/GilletteFedererTourBrasil e @gillettefederertour.
Leia também...
09.12.2012

Evento no Ginásio do Ibirapuera reuniu durante quatro dias os principais nomes do tênis mundial

09.12.2012

Neste domingo, dia 8, mais duas partidas fecham o torneio exibição, a partir de 16h. Na rodada de sábado, Azarenka derrotou Serena, e Federer deu show na vitória sobre Tsonga.

08.12.2012

Roger Federer também estará em ação no terceiro dia do torneio que reúne as feras do tênis em São Paulo. Na rodada de sexta, dia 7, Sharapova derrotou Wozniacki e Tsonga bateu Bellucci

07.12.2012