Argentino surpreende Bellucci na estreia no ATP Challenger Tour Finals
28.11.2012
| 31 visualizações
-
Guido Pella
Wander Roberto/Inovafoto
-
Victor Hanescu
William Lucas/Inovafoto
-
Paolo Lorenzi
William Lucas/Inovafoto
-
Thomaz Bellucci
Wander Roberto/Inovafoto
Em quase três horas de jogo, Guido Pella vence o número 1 do Brasil, de virada, no Ginásio do Ibirapuera
São Paulo, 27 de novembro de 2012 - O tenista brasileiro Thomaz Bellucci foi surpreendido na estreia do ATP Challenger Tour Finals na noite desta terça-feira e perdeu para o argentino Guido Pella por 2 sets a 1, com parciais de 4/6 7/6(5) 7/5, em jogo que durou 2h52min, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
O número 1 do Brasil volta à quadra nesta quarta-feira, a partir das 21h, diante do espanhol Ruben Ramirez Hidalgo, ambos em busca da primeira vitória no Grupo Verde. Apesar da derrota no primeiro jogo, Bellucci ainda está na disputa por uma vaga na semifinal e, para isso, precisa vencer o jogo desta quarta. Guido Pella enfrenta o romeno Adrian Ungur a partir das 19h. Pelo Grupo Amarelo, a rodada desta terça-feira terá outros dois duelos decisivos: Aljaz Bedene x Gastão Elias, às 15 horas, e Paolo Lorenzi x Victor Hanescu, não antes das 17 horas.
Com um bom início de jogo, baseado na força do fundo de quadra, Bellucci conseguiu uma quebra de serviço no sétimo game e logo em seguida se mostrou firme para salvar um break point. O bom saque do tenista argentino evitou que o brasileiro vencesse o primeiro set com nova quebra, mas logo em seguida Bellucci fechou com segurança a parcial, após 41 minutos.
Thomaz Bellucci saiu quebrando o serviço de Guido Pella no segundo set, mas o argentino reagiu e venceu disputa apertada no tie-break. No terceiro set novamente o brasileiro começou em vantagem e chegou a abrir 4/1, mas Pella teve frieza para igualar o placar e vencer a partida em 7/5.
"Esse foi um torneio que esperei o ano inteiro, vim muito focado para cá. No começo senti muito o alto nível do tênis do Bellucci. Demorei a me encontrar no jogo, mas quando percebi que era possível virar, fui para cima. Vi que o Bellucci ficou nervoso a partir do terceiro set e me aproveitei disso", afirmou Guido Pella após a vitória.
Já Bellucci lamentou a forma como acabou perdendo um jogo que esteve em suas mãos. "Não consegui manter o mesmo ritmo e caí depois do segundo set. Acabei perdendo muitas chances e fiquei um pouco frustrado com o resultado. Ainda não estou 100%, mas agora tenho que me concentrar no próximo jogo porque ainda tenho chance de me classificar", afirmou o brasileiro.
Pelo mesmo grupo de Bellucci, a primeira rodada também teve a vitória do romeno Adrian Ungur sobre o espanhol Ruben Ramirez Hidalgo. Em duelo equilibrado, que só foi definido no terceiro set após mais de duas horas de partida, Ungur fechou a partida com vitória por 2 sets a 1, com parciais de 6/4 4/6 6/2. Mesmo com a vitória, Ungur saiu insatisfeito com seu desempenho. Mas ressaltou a importância de vencer na estreia, mesmo não atuando da forma que esperava. "Cometi muitos erros não-forçados, especialmente no segundo set. Porém, por isso mesmo foi bom eu ter conseguido vencer", comentou Adrian Ungur.
O ATP Challenger Tour Finals teve sua programação iniciada com dois jogos do grupo Amarelo. No primeiro deles, o experiente Victor Hanescu fez uma longa partida diante do esloveno Aljaz Bedene e conseguiu a vitória em dois tie-breaks, fechando com duplo 7/6(5), após 2h17min. Hanescu destacou a concentração que teve diante de um adversário agressivo para conseguir iniciar com vitória no Ibirapuera. "Foi um jogo muito difícil, ele (Bedene) estava jogando e sacando bem. Teve muitas chances, mas consegui me manter concentrado, acreditando no meu jogo", destacou Hanescu.
Na outra partida da chave, o italiano Paolo Lorenzi fez prevalecer o seu favoritismo diante do jovem português Gastão Elias, tenista treinado pelo brasileiro Jaime Oncins, e venceu a partida por 2 sets a 0, com 7/5 6/2. Lorenzi havia jogado duas vezes contra Elias e, com essa vitória, conseguiu desempatar o confronto. "Foi uma boa partida, eu perdi na última vez para ele e hoje foi difícil para mim. Acho que eu estava sacando melhor, consegui colocar meu primeiro serviço e essa foi a diferença da partida. Ele é jovem, é um bom jogador e é difícil vencê-lo", afirmou o italiano.
INGRESSOS - Para quem ainda não garantiu os ingressos para esse grande evento as bilheterias do Ginásio do Ibirapuera funcionam das 12h às 20h, durante todos os dias de torneio. Se você já garantiu seu ingresso, uma boa notícia. É só apresentá-lo nas bilheterias do Ginásio para ganhar 10% de desconto nos ingressos para o Gillette Federer Tour, que acontece de 6 a 9 de dezembro, também no Ginásio do Ibirapuera. Os ingressos com desconto poderão ser parcelados em até 6 vezes no cartão de crédito.
Durante os jogos do Challenger Finals também haverá sorteio de ingressos para ver Roger Federer e Cia em ação. Os ingressos para o ATP Challenger Tour Finals estão à venda também pelo site http://premier.ticketsforfun.s com.br/shows/show.aspx?sh=ATPFINAL12 e custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia entrada).
ATP Challenger Tour Finals
Data: de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2012
Local: Ginásio do Ibirapuera
Horário dos Jogos: a partir das 15h
Critério de seleção dos jogadores: Os 7 jogadores com maior número de pontos no Circuito Challenger com o número máximo de 10 torneios. O oitavo jogador será um convidado do país local da organização. Jogadores reservas: Thiago Alves e Rogério Dutra da Silva
O ATP Challenger Tour Finals tem o patrocínio de Gillette. Cidade Sede: Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esporte, Lazer e Recreação, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Co-patrocínio: Correios, Governo Federal, Omint, Tenys Pé e Amex. Apoio: Vinho Santa Carolina, Artefacto Beach & Country, by Kamy e Federação Paulista de Tênis. Transporte Oficial - Azul. Hotel Oficial - Renaissance São Paulo Hotel. Bola Oficial - Wilson. Marca Esportiva Oficial - adidas. Carro official - BMW do Brasil. Parceiros de Mídia - Band, Bandsport s, Sportv, IstoÉ, Estadão e Rádio Eldorado. A realização é da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais) e da Confederação Brasileira de Tênis. Koch Tavares é a promotora.
Para informações adicionais, acesse www.challengerfinals.com.br ou siga-nos em nossas mídias sociais Facebook (ATP Challenger Tour Finals) e Twitter (@atpchfinals).