Capa

Doze times lutam pelo título da etapa de abertura do FIBA 3×3 World Tour em São Paulo

13.07.2012  |    40 visualizações

Sete trincas do Brasil enfrentam equipes da Argentina, Uruguai, Venezuela e Estados Unidos, neste final de semana, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. Objetivo é tornar olímpica a ‘nova modalidade’.

São Paulo (SP) - A bola vai subir para o FIBA 3×3 World Tour (Circuito Mundial de basquete 3×3). São Paulo será sede, neste final de semana (sábado, dia 14, e domingo, dia 15), da etapa de abertura da competição, que será disputada no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), reunindo 12 equipes de cinco países das Américas do Sul e Central. No sábado, a programação tem início às 11h30 e, no domingo, às 9h30.

A capital paulista abre o calendário internacional da ‘nova modalidade’, que terá outros quatro torneios classificatórios: Vladivostok (Rússia), Nova York (EUA), Istambul (Turquia) e Madri (Espanha). Os 16 melhores times do mundo disputam a Fase Final do FIBA 3×3 World Tour, em Miami (EUA).

O evento tem entrada gratuita para o público e o Brasil será representado por sete equipes de quatro estados: São Paulo Ibira Park, São Paulo City, São Paulo Vila e São Paulo YMCA (SP), Pelotas BC (RS), Joinville (SC) e Rio de Janeiro (RJ). Entre as estrangeiras estão confirmadas Caracas (Venezuela), Montevideo (Uruguai), Orlando (Estados Unidos), Rosário e Sgo Estero (Argentina).

Patrick Baumann, secretário-geral da FIBA e membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), não esconde o entusiasmo com o crescimento do 3×3. "A realização do primeiro FIBA 3×3 World Tour e da primeira edição da FIBA 3×3 World Cup são marcos importantíssimos para o desenvolvimento do esporte. Vemos o 3×3 como uma futura modalidade olímpica e 2012 será lembrado como ano em que tudo isso começou, com o lançamento do 3×3 mundialmente".

Para que fossem definidos os representantes brasileiros no torneio, a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) organizou 23 seletivas estaduais, reunindo mais de 120 equipes e cerca de 500 atletas. Nas seletivas, classificaram-se 18 times para a fase final, a competição nacional, realizada no último fim-de-semana, no Rio de Janeiro (RJ). Paulinho Vilas Boas, Diretor de Relações Institucionais da CBB, ressalta o perfil democrática da nova versão do esporte da bola laranja e reforça o desejo de ver o 3×3 nas Olimpíadas no futuro.

"O 3×3 é uma modalidade que todo mundo pode jogar, por suas características. Não há restrição de idade, de altura, além de ser um basquete dinâmico e muito competitivo. Temos acompanhado o sucesso do 3×3 aqui no Brasil e no mundo. Tivemos um retorno muito positivo nas seletivas, o 3×3 está crescendo e vemos um potencial grande para se transformar em esporte olímpico", afirmou Vilas Boas.

Em São Paulo, os 12 times foram divididos em dois grupos (o sorteio foi realizado nesta sexta-feira, dia 13), onde todos vão se enfrentar em turno único, com os quatro primeiros de cada chave se classificando para as quartas-de-finais em cruzamento olímpico (A1xB4, A2xB3, A3xB2 e A4xB1). Os vencedores chegam às semifinais e, quem passar, decide o título do torneio.

Cada equipe é formada por quatro jogadores (três titulares e um reserva) em partidas com 10 minutos de duração, em meia quadra, com regras do basquete tradicional adaptadas às particularidades do 3×3. Além da competição de trincas, haverá ainda torneios de enterradas, de 1×1 e de arremessos.

As chaves ficaram assim definidas: Grupo A - Montevideo (URU), Pelotas (BRA), São Paulo Ibira (SP), Joinville (SC), São Paulo City (BRA) e Rosário (ARG); e Grupo B - Caracas (VEN), São Paulo Vila (BRA), Sgo Estero (ARG), São Paulo YMCA (BRA), Orlando (EUA) e Rio de Janeiro (BRA).

O 3×3 é uma nova modalidade que vem conquistando adeptos mundo afora. O sucesso chegou à Federação Internacional de Basquete (FIBA) que, em 2010, criou regras e oficializou a nova versão. O 3×3 ‘estreou’ nos Jogos Mundiais da Juventude, em Singapura, alcançando grande sucesso por seu perfil dinâmico, associado à criatividade dos atletas e à plasticidade do jogo. O objetivo da FIBA com o 3×3 é massificar o esporte, com uma modalidade mais simples e não menos interessante que o basquete ‘tradicional’, para atingir os 250 milhões de praticantes e levar o 3×3 ao programa olímpico.

COMUNIDADE 3×3 PLANET

A FIBA lançou o 3x3planet.com, uma revolucionária comunidade virtual que apresenta sistemas de ranqueamento individual mundial para jogadores e organizadores de torneios. Uma vez que os jogadores estejam registrados e tenham criados seus perfis pessoais no 3x3planet.com, podem se conectar e se comunicar com outros usuários do 3×3. Assim, encontram companheiros e adversários, localizam e se inscrevem em torneios disponíveis, e acumulam pontos nas vezes em que competem. A rede de 3×3 da FIBA - que já possui mais de 300 torneios em cerca de 50 paises - é integrada ao 3x3planet.com. A simples adesão permite que os torneios façam parte da rede, onde os organizadores podem gerenciar informações de suas competições graças à ferramenta ‘EventMaker’.

Uma variedade de níveis de campeonatos está disponível, desde básicos até eventos top do basquete 3×3, como os classificatórios para o Circuito Mundial, com destaque para o FIBA 3×3 World Tour e o FIBA 3×3 World Championship. Além do 3x3planet.com e do 3x3planet ‘EventMaker’, a FIBA apresenta o 3x3planet App neste verão, permitindo que os jogadores gravem resultados e anotem seus pontos em jogos informais ou amistosos. Para maiores informações sobre o basquete 3×3, visite fiba.com/3×3, twitter.com/3x3planet e youtube.com/3x3planet ou entre em contato com 3×3@fiba.com.

CALENDÁRIO FIBA 3×3 WORLD TOUR
São Paulo (BRASIL) - 14 e 15 de julho
Vladivostok (Rússia) - 21 e 22 de julho
Nova York (EUA) - 18 e 19 de agosto
Istambul (Turquia) - 1 e 2 de setembro
Madri (Espanha) - 8 e 9 de setembro
Miami (EUA) - 22 e 23 de setembro (Fase Final)

FIBA 3x3 WORLD TOUR - SÃO PAULO
Dias - 14 e 15 de julho - sábado (a partir 11h30) e domingo (a partir das 9h30)
Local - Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa
Av. Ibirapuera, 1.315 ou Rua Pedro de Toledo, 1.651 - Vl. Clementino
Participantes: 12 equipes
Entrada gratuita

O FIBA 3x3 World Tour - São Paulo tem o patrocínio de Nike e Samsung, com co-patrocínio da Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação e Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa. Organização -Federação Internacional de Basketball (FIBA), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Produção - Koch Tavares. Mais fotos disponíveis no site www.inovafoto.com.br
Leia também...
13.11.2022

Na final, neste domingo, o time bateu o Amsterdam por 20 a 14 e sagrou-se campeão do torneio, no Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo (SC).

12.11.2022

Domingo de decisão do torneio internacional, no Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo (SC), com as quartas, semifinais e final. Transmissão ao vivo pelo BandSports.

11.11.2022

O Parque Diamante + Energia, em Capivari de Baixo, recebe o torneio internacional, neste final de semana, com entrada gratuita para o público e transmissão pelo BandSports.

08.11.2022

O evento acontecerá em Capivari de Baixo (SC), no sábado e domingo, e vale duas vagas para a etapa de Hong Kong do FIBA 3x3 World Tour