Capa

Ricardo Mello estreia nesta segunda-feira

12.02.2012  |    22 visualizações

Paulista será o único brasileiro em quadra no primeiro dia da chave principal de simples do Brasil Open, e enfrenta o espanhol Pere Riba

São Paulo (SP) - O primeiro dia da chave principal do Brasil Open 2012 será encerrado com uma rodada noturna, marcada pela estreia dos brasileiros no Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães.

Após a disputa da última rodada do qualifying e de dois jogos de simples na parte da tarde, a sessão noturna desta segunda-feira terá a participação dos brasileiros Bruno Soares - nas duplas, não antes das 19h - e Ricardo Mello, que em seguida estreia na disputa de simples diante do espanhol Pere Riba.

Semifinalista do Brasil Open nas edições de 2005 e 2011, ainda na Costa do Sauípe, Mello junta a esse bom retrospecto no torneio ATP brasileiro outra marca positiva: seu sucesso jogando em São Paulo. O campineiro, por exemplo, é tetracampeão do torneio Challenger Aberto de São Paulo, que acontece todo mês de janeiro na capital paulista.

"Jogar o Brasil Open sempre foi especial para mim, e disputá-lo aqui em São Paulo, onde já tive tantos grandes momentos, torna a ocasião ainda mais especial", conta o brasileiro de 31 anos, número 100 do ranking da ATP. "A quadra está excelente, e o saibro indoor é uma condição em que a bola anda mais, o que acho que pode ser vantajoso para mim. O Riba é um típico jogador espanhol, especialista no saibro e que baseia seu jogo muito no forehand. Vai ser complicado", analisa Mello ao falar de seu adversário, de 23 anos, atual número 89 do mundo.

Antes de Ricardo Mello x Pere Riba, a sessão noturna da segunda-feira terá a estreia do mineiro Bruno Soares, cabeça de chave número um da chave de duplas ao lado do americano Eric Butorac, diante dos argentinos Carlos Berlocq e Leonardo Mayer. Durante o dia, serão disputados outros dois jogos da chave de simples: Javier Martí (ESP) x Frederico Gil (POR) e Albert Montañés (ESP) x Filippo Volandri (ITA).


Últimos brasileiros caem no quali

A participação do Brasil no qualifying do Brasil Open 2012 terminou na segunda rodada, neste domingo. Diante de adversários de alto nível, o paulista Bruno Sant’Anna, de 18 anos, e o gaúcho André Ghem, de 29, sentiram a diferença de ritmo e foram eliminados.

Sant’Anna caiu diante do cabeça de chave número um do quali, o francês Jérémy Chardy, com placar de 6/0 6/4, enquanto Ghem não foi páreo para o russo Igor Andreev, ex-top 20, que marcou 6/1 6/2.

"É um processo de aprendizado: as bolas dele que, em torneios da série Future, são winners, numa partida deste nível passam a ser golpes normais, que não incomodam. É uma fase difícil de transição, mas fico contente porque o Bruno é um garoto trabalhador e consciente disso", analisou o ex-número um do Brasil Marcos Daniel, técnico de Sant’Anna desde dezembro de 2011, que o acompanha num torneio pela primeira vez. "O Bruno teve chances de quebrar o saque do Chardy no primeiro set e, mesmo depois de levar um 6/0, continuou lutando e elevou o nível do seu jogo. Como técnico, fico feliz de ver isso."

A segunda-feira começa com a disputa da terceira rodada do qualifying, quando serão definidos os quatro últimos classificados para a chave principal do Brasil Open 2012. As partidas reúnem Jérémy Chardy (FRA) x Facundo Bagnis (ARG), Federico Delbonis (ARG) x Rubén Ramírez Hidalgo (ESP), Paul Capdeville (CHI) x Máximo González (ARG) e Guido Pella (ARG) x Igor Andreev (RUS).


Brasil Open de Tênis

Quando: de 11 a 19 de fevereiro

Onde: Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães (Rua Manoel da Nóbrega, nº1.361) - Paraíso

Jogos:

De 13 a 17 - a partir das 12h

Dia 18 - semifinais - a partir das 14h

Dia 19 - final - a partir das 13h


O Brasil Open 2012 tem o patrocínio principal de Gillette, com co-patrocínio de Volkswagen, Ourocard Platinum American Express, Nextel, Corona, Asics, Correios, Petrobras e Governo Federal e apoios de Casillero del Diablo, Artefacto, by Kamy, Galetos, Federação Paulista de Tênis e Círculo Militar de São Paulo. Cidade-Sede - Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Prefeitura de São Paulo, Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação Assistência Médica Oficial - Omint; Hotel Oficial - Tivoli São Paulo Mofarrej; e Bola Oficial - Babolat. A realização é da Associação dos Tenistas Profissionais e Confederação Brasileira de Tênis. A promotora é a Koch Tavares.

Leia também...
24.02.2018

Bellucci estreia contra Zeballos e pode encarar Monfils na segunda rodada. Sá conhece rivais nas duplas

23.02.2018

Sorteio da chave principal acontece a partir das 13h no centro de imprensa do Ginásio do Ibirapuera

23.02.2018

Cearense joga pela terceira vez consecutiva em São Paulo após entrada direta de Bellucci na chave

06.03.2017

Após muita espera devido à chuva, uruguaio conquista mais um troféu em São Paulo em virada sobre Ramos-Viñolas